segunda-feira, 28 de março de 2011

Metabolismo

O termo "metabolismo celular" é usado em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células.
O metabolismo é normalmente dividido em dois grupos: anabolismo e catabolismo.
Reações anabólicas (síntese) são reações químicas que produzem novas composições nos seres vivos. Sintetizam-se novos compostos (moléculas  mais complexas) a partir de moléculas simples (com consumo de ATP “energia”).
Reações catabólicas, (decomposição/degradação), são reações químicas que produzem grandes quantidades de energia livre (sob a forma de ATP) a partir da decomposição ou degradação de moléculas mais complexas que foram formadas e estocadas.
Metabolismo basal ou taxa metabólica basal é a quantidade calórica ou energética que o corpo utiliza, durante o repouso, para o funcionamento de todos os órgãos, respiração, função cardiovascular, sinapses nervosas, músculos, etc.
Então para que exista perca de peso é necessário que a ingestão calórica seje menor do que a taxa de metabolismo basal.
Cálculo do metabolismo basal
O cálculo deve ser feito ao acordar após 8 horas de sono para melhores resultados, e para praticantes de atividades físicas, este calculo não é eficaz, pois varia o índice de mutiplicação.
§  Cálculo para homens: MB = 1,3 x {66,4 + [(13,7 x peso(kg)) + ( 5 x altura(cm)) - (6,7x idade(anos))]}
§  Cálculo para mulheres: MB = 1,3 x {655,1 + [(9,5 x peso(kg)) + (1,8 x altura(cm)) - (4,6 x idade(anos))]}
Exemplo: uma mulher de 30 anos, pesando 60 kg e com altura de 160 cm terá um MB de: 1787,5 calorias/dia. Lembrete: caso pratique atividade física regular, substituir a multiplicação inicial de 1,3 por 1,5. Existem outras formas de calcular o MB, mas todas levarão ao mesmo resultado.
 O músculo também influencia muito sobre o gasto energético, já que este tecido é ativo metabolicamente e com um maior gasto calórico, por este mesmo motivo os homens têm naturalmente o metabolismo mais acelerado por apresentarem maior massa muscular que as mulheres, então vamos pra academia tratar de aumentar essa massa muscular e diminuir o acúmulo de adipócitos (gordura corpórea).
Na próxima postagem falarei sobre os alimentos que aceleram o metabolismo.

Um grande abraço,
Saudações biomédicas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário