quarta-feira, 23 de março de 2011

Por que a pele envelhece?

O conceito de beleza está diretamente associado a nossa imagem, e o envelhecimento cutâneo, seja por manchas ou rugas é o carro chefe de procura em centros dermatológicos.
Existem dois fatores fundamentais para esse processo de envelhecimento: Intrínseco e Extrínseco.

Fatores intrínsecos
São decorrentes do desgaste natural do corpo, como ocorre em todos os órgãos, com a idade avançada e a diminuição de hormônios perdemos ações que realizam a renovação e recuperação celular, quanto maior o nível de oxidação, maior é a deterioração celular e a formação de possíveis tumores.
Já geneticamente falando a idade é paralela a senescência celular (que se caracteriza pela perda da capacidade das células normais se dividirem), com a idade os cromossomos passa a apresentar telômeros curtos, pela diminuição da ação da enzima telomerase, como a telomerase não está tão atuante a capacidade de divisão celular por mitoses sucessivas fica comprometida e a senescência vai se estabelecendo, por falta de renovação e reparação celular.

Fatores extrínsecos:
  • Fotoenvelhecimento: decorrente da radiação ultra-violeta do sol sob a pele durante uma vida inteira, os raios UVA alcançam a camada interna da derme, lá eles degradam as fibras de colágeno, diminuindo a elasticidade da pele, formando as rugas; basta olhar para uma senhora que tenha uma pele bem enrugada e comparar a pele das pernas ou da barriga que será notável a diferença, da área que sempre esteve exposta ao sol com a área protegida por roupas.
  • Álcool: esta bebida produz enzimas e estimula a formação de radicais livres, que ocasionam envelhecimento, além de alterar o metabolismo.
  • Cigarro: Aquelas ruguinhas logo acima do lábio é causada nos fumantes por dois motivos, o calor da chama e o contato com a fumaça provocam a perda de elasticidade na pele, além disso o fumo reduz a oxigenação nos tecidos.
  • Marcas de expressões: alguns movimentos repetitivos e contínuos da pele acentuam as rugas, mas vale lembrar q a atividade muscular já faz o trabalho inverso, para o bem.
  • Radicais livres: Eles se formam dentro das células durante o processo de combustão de oxigênio, utilizado para converter os nutrientes de alguns alimentos em energia, por isso a grande importância de uma alimentação saudável, alimentos ricos em antioxidantes combatem esse processo. Os fatores citados, álcool, cigarro, poluição, má alimentação, também produzem inúmeros radicais livres.

Agora o que podemos fazer para retardar esse processo e melhorar o aspecto de nossa pele?
Além de nos proteger dos raios UVA, não fumar e beber com muita moderação, existem tratamentos que atenuam marcas de expressões, rugas e manchas, mas isso é um capítulo a parte, e a nossa alimentação que pode nos ajudar muito com alimentos antioxidantes e como já dito vão combater a formação de radicais livres, isso é claro se você deseja uma pele saudável por mais tempo.
São eles:
  • Morango, romã: ricas em ácido elágico, um excelente antioxidante
  • Brócolis: o sulforafano aumenta o número de enzimas que nos protegem contra os raios UVA, inibindo diretamente mutações malignas em células que podem originar tumor.
  • Chá verde, branco e preto: com níveis de antioxidante elevados.
  • Cenoura: rico em betacaroteno que reduz os riscos de queimaduras solares, além de aumentar a produção de melanócitos as células que dão cor a epiderme.
  • Salmão: além da fonte de ômega-3, ele é constituído de selênio e vitamina E, substâncias que mantêm firme os tecidos e formam um escudo contra os radicais livres, um poderoso antioxidante.
  • Castanha-do-pará: rica em selênio, então que venha a castanha e o salmão!!!

Bom esses são alguns dos alimentos que fazem bem a nossa pele, mas não para por aí, informe-se!!!

Envelhecer é um processo natural, mas vale fazer o que está em nosso alcance para que isso ocorra da forma mais saudável e consequentemente com uma aparência jovem prolongada!!!

Saudações Biomédicas a todos!!

Revista Saúde edição:333.

Nenhum comentário:

Postar um comentário