quinta-feira, 5 de maio de 2011

O male dos males.... Veisalgia ou popularmente a ressaca! O que o álcool faz para gerar a ressaca? E como combatê-la?

A ressaca é um tipo de abstinência, quando você ingere o álcool ele é metabolizado e distribuído pela corrente sanguínea para todas as células do corpo, a sensação de embriaguez ocorre quando o álcool atinge as células do cérebro, daí em diante é o momento de intoxicação, onde o corpo irá fazer um esforço grande para eliminá-lo, nessa passagem quem mais trabalha é o fígado que produz um grande número de enzimas para absorvê-lo e transformá-lo em gordura e só assim secretá-lo pela bile, além disso, esse esforço inibe a glicogênese no fígado (formação de glicose), causando hipoglicemia.
Contudo  toda essa alteração no metabolismo confunde o fígado e faz com que ele entre em uma espécie de depressão, pedindo mais álcool para continuar no mesmo processo, por isso muitas vezes aquela cervejinha para “rebater” no dia seguinte funciona é como se você estivesse tirando o vício mais devagar, mas atenção isso nem sempre dará resultado essa variável é de acordo com a quantidade de álcool acumulada no corpo e com a resistência de cada um.

Sintomas da ressaca

O álcool age como um dilatador de vasos sangüíneos, e este efeito é causado pela sua ação em alguns centros cerebrais e da medula óssea, além das tiraminas e histaminas presentes na composição de algumas bebidas alcoólicas que já são dilatadoras desses vasos, causando dores de cabeça. Outro fator importante é a desidratação, as células perdem água para ajudar a ‘diluir” este álcool circundante, o sangue também fica mais denso e flui com menos liberdade nos vasos e artérias aumentando a pressão o gera dores pelo corpo.
Outro processo é a falta de glicose no sangue, como dito acima o álcool atrapalha a neoglicogênese, sendo a glicose o “combustível” para o cérebro sua falta pode contribuir para sintomas da ressaca como fadiga, fraqueza, distúrbios de humor e perda de concentração e atenção.
Não podemos esquecer dos ambientes, a falta de oxigênio de alguns ambientes fechados sem circulação de ar podem causar dores de cabeça, e na hora de dormir também sabemos que  durante o sono profundo depois de uma intoxicação alcoólica a respiração fica mais superficial, abaixando os níveis de oxigênio e elevando os de dióxido de carbono, resultado: Um belo conjunto para uma grande enxaqueca!!!
O álcool gera a produção exagerada de suco gástrico que começa a irritar a parede do estômago e gera movimentos involuntários levando ao enjôo e vômito.
O “vilão” também tem função diurética, já que degrada o ADH (hormônio antidiurético) circundante e inibe a nova produção, responsável pela absorção de água nos túbulos renais e controle dos nível de água no corpo, é como se o responsável por abrir e fechar a torneira largasse-a aberta, ocasionado a desidratação, a degradação do ADH, também produz outras enzimas, como acetaldeído, e outros intermediários da degradação do álcool também são produzidos como o piruvato que leva a produção de ácido lático que impossibilita a formação de glicose, levando novamente a hipoglicemia, com mais mal-estar e insdisposição.

Mas o mais importante como me livrar da ressaca?!

Não existem remédios milagrosos como mandam a mídia, mas existem alguns recursos:

  • Alimente-se: antes, durante e depois, de preferência de alimentos ricos em frutose, açucares e gordura, essa reserva vai garantir você de pé quando os seus níveis tenderem a abaixar.
  • Hidrate-se muito!!! Você já sabe que perdeu liquido para seu corpo tentar diluir o álcool, e durante esse processo essa água proveniente das células foi eliminada na urina com o que sobrou da bebida então você precisa repor o máximo possível essa água perdida.
  •  Em relações aos medicamentos, cada organismo reage de uma forma então você precisa descobrir qual é o melhor pra aliviar os seus sintomas.
  •  Outro segredo são os soros reidratantes, aqueles que se dá para bebês com diarréias, eles também estão desidratados não é mesmo?! Por motivos diferentes, mas a função é praticamente a mesma.
  •  Bebidas isotônicas: Água de coco, Isotônicos, soro-caseiro.
E pra terminar...
Se for dirigir, não beba! E se for beber, chame os amigos!

Saudações Biomédicas...

Tássia Queiroz
CRBM- 4698

Nenhum comentário:

Postar um comentário