sexta-feira, 20 de maio de 2011

Celulite / Hidrolipodistrofia Ginóide/Lipodistrofia Edemato: Fibroesclerótica / Dermatopaniculopatia edemato-fibroesclerótica / Lipodistrofia ginoide

Para entendermos melhor sobre a celulite, primeiro precisamos ser apresentados aos adipócitos:


Os adipócitos são células que armazenam lipídeos (gordura), e também tem função de regular a temperatura corpórea, dentro dessa célula existem pequenos vacúolos “bolsas” onde são armazenados a gordura, agora imagine que com grandes deposições de gordura esses vacúolos vão crescendo e se aproximando um do outro até se fundirem e formarem um “grande vacúolo” ocupando praticamente toda a célula, entre os lipócitos correm muitos vazos, artérias que transportam o sangue com oxigênio e nutrientes, e vasos linfáticos e veias que levam de volta produtos decorrentes do metabolismo de volta para a circulação.

No tecido gorduroso também existem fibras que separam esses grupos de lipócitos, porém na mulher elas são finas e niveladas a pele, ligando tecidos mais profundos a pele, já nos homens essas fibras são consideravelmente mais grossas e obliquas, e não criam uma resistência bem maior entre as “bolsas de gordura” é exatamente por isso que os homens quase não apresentam celulite em relação as mulheres. 

Mas por que aparece a celulite?
Quando esses vacúolos aumentam de tamanho crescendo também o tamanho das células de gordura eles começam a comprimir os vasos sanguíneos e linfáticos, retendo nessas células mais impurezas e toxinas e inflamando o espaço entre os vacúolos, ou seja é um ciclo vicioso quanto mais celulite e gordura localizada você têm, mais terá!



Como evitar?
Bom, a celulite não tem cura, mas existem tratamentos que amenizam a aparência e em conjunto com atividade física e uma reeducação alimentar que tendem a afastar os buraquinhos.

Tratamentos
Os tratamentos em geral visão uma maior irrigação local, este processo permite que seja levado mais oxigênio e nutrientes e retirado mais impurezas e toxinas, aumentando o espaço entre os vacúolos e diminuindo o tamanho dos mesmos, melhorando assim o aspecto da pele, diminuindo a gordura localizada e dando mais contornos ao corpo.
Métodos: Mesoterapia, Eletrolipoforese, Endermoterapia, Carboxiterapia, Acupuntura estética, Ventosoterapia, Ultrasom, Lipo sem cirurgia HIFU, Lifting sem cirurgia e Skin-Tightening, Lipoaspiração e Subcision.

EVITE:
Refrigerantes, bebidas alcoólicas, frituras, alimentos com gordura trans, alimentos industrializados, embutidos e enlatados, doces, chocolates ao leite, queijos amarelos, massas, sorvetes, alimentos com muito sal.

CONSUMA:
Alimentos que aceleram o metabolismo:
Alimentos diuréticos: como a melancia.
Beba bastante líquidos, de preferência água!
Realize exercícios aeróbicos que favorecem a queima de gordura, como corrida, bicicleta, mas lembre-se que de acordo com a sua freqüência cardíaca você deixa de consumir gordura para consumir proteína do músculo.
Faça seu cálculo:

Lembre-se não há cura para a celulite, e o tratamento é ETERNO, é preciso cuidar sempre para melhorar e amenizar essa aparência.

Para saber especificamente sobre algum método específico deixe um comentário com seu e-mail que terei satisfação em esclarecer eventuais dúvidas.

Até a próxima...

Tássia Queiroz
CRBM3-4698

2 comentários:

  1. .... ninguem escapa mesmo dessa nossa inimiga mais aprendi que podemos evitar que ela tome conta de nos. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir